A capacidade de uma região atrair investimentos é hoje um dos fatores para o sucesso e a afirmação de um desenvolvimento sustentado e homogéneo. Ao Município compete impulsionar um conjunto de medidas de promoção e organização dos recursos endógenos associados à atividade empresarial.

Neste contexto, a aposta de maior proximidade da autarquia ao setor empresarial que, no âmbito do Pelouro de Desenvolvimento Local, foi assumida pela Câmara Municipal, tem resultado numa maior abertura e disponibilidade dos nossos empresários em participar nas atividades de promoção e divulgação desenvolvidas.

Hoje, o concelho da Póvoa de Varzim tem já uma maior visibilidade no que diz respeito às empresas instaladas e aos bens e serviços que produzem.

O trabalho desenvolvido pelo Gabinete Investemais tem tido, por um lado, e de forma mais imediata, o mérito de manifestar uma atitude proactiva da Câmara Municipal relativamente ao setor empresarial, por outro, de forma gradual, mas sólida, preparar importantes projetos para o futuro.

  • Assumir-se como interlocutor e como rosto da autarquia nas relações desta com os empresários e potenciais empreendedores.
  • Análise e acompanhamento de Projetos de Interesse Municipal e outros que sejam definidos como estratégicos pela Câmara Municipal.
  • Atendimento personalizado, com vista a apoiar empreendedores, empresários e desempregados nas diversas fases de vida da empresa, da constituição à internacionalização.
  • Divulgar as vantagens de integrar o centro de incubação.
  • Continuar a promover e apoiar ações de formação e qualificação para reforço das competências dos agentes económicos.
  • Prestar informação abalizada e rigorosa sobre legislação, formalidades, apoios e contactos a estabelecer.
  • Apoiar o relacionamento do empresário com diversas entidades públicas e privadas, assumindo um papel de parceiro nas relações interinstitucionais.