Plana e aberta para o Atlântico, a cidade da Póvoa de Varzim localiza-se a apenas 28 km a norte do Porto e é facilmente acessível, graças à proximidade do aeroporto internacional Francisco Sá Carneiro (18 km) e à teia rodoviária e ferroviária que a serve, contando, igualmente, com um atrativo porto para embarcações de recreio.

Nesta cidade cosmopolita, é secular a tradição de bem receber. A animação é quase uma constante; as ruas, pensadas à dimensão do homem, são, por si só, um convite para sair de casa: à disposição estão os espaços urbanos, as praças, o parque da cidade, que convidam a estar e a desfrutar; o Casino, um edifício belíssimo onde o jogo se alia à diversão; uma mão cheia de restaurantes onde se entrecruzam as influências minhotas, que fazem da carne o elemento principal, e a criatividade da cozinha poveira que faz do peixe o centro das atenções em pratos como a Pescada à Poveira, o Arroz de Sardinha ou a Caldeirada de Peixe, sendo a «Rabanada à Poveira» a sobremesa de eleição; discotecas e cafés com animada vida noturna; todo um conjunto de atividades culturais que satisfaz dos gostos mais populares aos mais eruditos, como o encontro de escritores de expressão ibérica «Correntes D’Escritas», as Festividades de S. Pedro, o Festival Internacional de Música, entre tantos outros; um património arquitetónico que tem como pedras de toque a igreja românica de Rates e a igreja Matriz da cidade; o mais diverso e tecnicamente qualificado conjunto de equipamentos desportivos, designadamente para a alta competição (golfe, ténis, natação, tiro, andebol, basquetebol, ténis de mesa, karaté, voleibol…).

O sol, a praia e o mar foram indiscutivelmente os impulsionadores do turismo nesta cidade. Na atualidade, porém, os elementos naturais, preservando os seus atrativos, constituem somente um ponto mais na rede de encantos que a cidade tece para cativar os seus visitantes. A diversão, a cultura e o desporto, entendidos nas suas diferentes facetas e vocacionados para todos os escalões etários, são o testemunho de uma cidade moderna, dinâmica, empreendedora, onde se usufrui de boa qualidade de vida.
É mesmo bom viver na Póvoa de Varzim – também pelo que verá a seguir.

O concelho da Póvoa de Varzim está localizado na Região Norte do país, possui uma área de 87,64 km2 e tem 63 500 residentes. Está dividido em 12 localidades que são distribuídas por sete freguesias:

  • União das Freguesias de Aguçadoura e Navais
  • União das Freguesias de Aver-o-Mar, Amorim e Terroso
  • Balasar
  • Estela
  • Laúndos
  • União das Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai
  • Rates

O concelho da Póvoa de Varzim dispõe de inúmeras vantagens competitivas para que um projeto empresarial possa ser implementado. Trata-se de um local de excelência que certamente despertará o seu interesse. Convivem todos os setores de atividade, os quais competem saudavelmente tendo como única intenção o progresso e a prosperidade.

Agricultura

A Póvoa de Varzim é o berço de dois clusters agrícolas de excelência: os produtos hortícolas (no litoral) e o leite (no interior, onde nasce a maior bacia leiteira de Entre Douro e Minho).

No caso particular da horticultura, releve-se o seu contributo para a criação de emprego (2.000 empresas familiares) e o facto de abastecer diariamente com produtos frescos os mercados a norte de Aveiro até à Galiza, numa frente litoral de 6 milhões de consumidores.

Pesca

A Póvoa de Varzim possui um dos mais importantes núcleos piscatórios do norte do país. O seu porto de pesca, que igualmente acolhe um porto de recreio, é local onde a atividade do cerco convive com as artes tradicionais de pesca.

Indústria

O nosso concelho possui, desde 1995, um parque industrial localizado na freguesia de Laúndos. Atualmente é constituído por 50 lotes onde estão instaladas algumas empresas de referência a nível nacional e internacional. Existem também espaços de atividade económica e outros afetos às atividades industriais distribuídos pelo concelho, designadamente em Amorim e em Rates.

Comércio Tradicional

Na Póvoa de Varzim a atividade comercial está umbilicalmente ligada à construção da vocação turística da cidade.

Não foi por acaso que entre a estação ferroviária e a praia se sucederam, nomeadamente na Rua da Junqueira, as lojas, de todo o tipo, que respondiam às solicitações de residentes e banhistas, muitos dos quais aqui se abasteciam de produtos inovadores ainda não disponíveis nas suas terras de origem.

O comércio de rua, que entretanto se espalhou por toda a cidade, continua a ter na Junqueira a sua referência principal, dinamizado pela inovação e pela renovação, num contexto de grande proximidade e de personalização do atendimento.

Turismo

Atividades de turismo, cultura, lazer e desporto são pontos cruciais, pelo que, sendo atividades fundamentais, a Póvoa de Varzim oferece inúmeras opções, serviços e condições naturais. Esta conjunção, para além de potenciar projetos destes setores, é também fator de convencimento para potenciais clientes visitarem a cidade. A Póvoa de Varzim ostenta múltiplos fatores de atratividade lúdica e turística. Aqui são estabelecidas condições ideais para a prática comercial, nomeadamente um comércio de proximidade que se empenhe no Acolhimento, na Diferença e na Qualidade.

Vantagens fiscais
  • Redução no IRS e do IMI
  • Isenção de Derrama
  • Redução de 30% nas taxas de aluguer dos espaços municipais

População

População Total 63 408 -
[ 0 - 14 ] 10 417 16%
[ 15 - 24 ] 7 656 12%
[ 25 - 64 ] 35 843 57%
[ 64 + ] 9 492 15%

(Censos 2011)

Atividade económica

Empresas total: 2.084
Agricultura, produção animal, caça, floresta e pesca: 89
Indústrias transformadoras: 246
Eletricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio: 1
Captação, tratamento e distribuição de água: 5
Construção: 234
Comércio, hotelaria e restauração: 835
Transportes e armazenagem: 35
Informação e comunicação: 33
Financeiras, imobiliárias e serviços às empresas: 378
Empresas em administração pública, saúde e outros: 228

Serviços às empresas

Dependências bancárias por 1.000 empresas: 12,5
Agências de seguros por 1.000 empresas: 7
Unidades de I&D na NUT III: 567
Unidades de I&D na área C&T na NUT III: 65

Impostos e investimentos do estado

Taxa de derrama municipal sobre o IRC: 0,00%
Investimento municipal por habitante: 258,00 €
IMI para prédios urbanos: 0,30%